E.B.A.A.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood

4 participantes

Ir para baixo

Fullmetal Alchemist: Brotherhood Empty Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Mensagem  NineKouzuki Qui Nov 10, 2011 3:44 pm

Antes de começar, explicando um detalhe:
FMA Brotherhood não é uma segunda temporada do anime, ele apenas foi refeito (teve uma segunda adaptação), seguindo a história original do mangá.


Fullmetal Alchemist Brotherhood


Desde que a série passou na Rede TV, o primeiro FMA, que eu sou fã desse anime. A primeira série foi boa (apesar de não ter seguido a linha do mangá), mas, a segunda, não tem comparações, é nada mais e nada menos que: Sensacional! O anime tem pitadas de ação, drama e comédia. O seu enredo é simplesmente incrível, possui uma mistura de alquimia, ciência e política (por assim dizer). Fullmetal Alchemist mostrou um potencial sem comparações, conquistando legiões de fãs (eu é quem diga xD). Não é para menos a conquista de alguns prêmios, como:

Fullmetal Alchemist (Hagane no Renkinjutsushi) – Dois prêmios, 2003 e 2004.
Fullmetal Alchemist: Brotherhood (Hagane no Renkinjutsushi (2009)) – AniDB Top 10. Ganhou o prêmio de melhor anime 2009 do ARC.

Vamos falar mais tecnicamente desse anime...

Fullmetal Alchemist Brotherhood foi (re)feito pelo estúdio Bones (o mesmo que fez a primeira adaptação), que, em minha opinião, é um estúdio digno de elogios (pelo menos os animes que vi dele). O anime possui 64 episódios de pura ação e nenhum deles deixa-lhe com sono ou fazendo-o bocejar.
FMA já chega demonstrando potencial logo no primeiro episódio, além de uma excelente animação. Muitos ingredientes foram colocados já de cara e um deles, que me fez parar para assistir o anime TODO, foram os temas de abertura e encerramento, a trilha sonora foi, sem contestar, explendida! A primeira OP ("again" - YUI) é muito boa de ouvir, tem um bom ritmo, além de possuir uma letra adequada para a série. Gostei também da segunda ED ("Let it Out" - Miho Fukuhara) e da quarta OP ("Period" - Chemistry).

Enredo:

A estória começa com uma confusão na Central, onde os irmãos Elric dão uma mãozinha. No decorrer do anime, se descobri que (pra quem viu o primeiro FMA não vai achar surpresa) Edward (Ed) e Alphonse (Al) perderam seus corpos ou partes deles ao tentarem fazer uma transmutação humana. Ed perdeu o braço direito e a perna esquerda, enquanto Al perdeu seu corpo por completo. A partir disso, eles decidem fazer uma "jornada" atrás de informações para conseguirem seus corpos de volta. Edward Elric se torna um alquimista federal, que são considerados "Cãos do Exército". Mas, sendo alquimista, ele conseguiria informações (já que tem uma patente superior) secretas, pois, um civil normal não teria acesso a essas 'fontes preciosas’.
No decorrer do anime, mais personagens vão surgindo, além de muito mistério e descobertas, sendo que essa última, às vezes, vira um obstáculo na vida de algumas pessoas. Apesar desse drama todo, é ai que surge a comédia, muitas vezes em brigas quando a coisa está bem tensa, para amenizar o clima. Sério, brigue com o Ed e chame-o de 'nanico' e veja o que acontece xDD
O anime envolve um mundo totalmente diferente e obscuro, talvez. Algumas palavras chaves de FMA são: Alquimia, pedra filosofal, homunculus, transmutação humana, Lei da Troca Equivalente, entre outras, mas essas são as principais e que você lerá ou ouvirá quase sempre.

Personagens:

Essa parte talvez seja a parte mais difícil para mim, já que, eu amei TODOS os personagens. Se eu for colocar todos vai tomar a página por completo Razz
Um resuminho básico...
Cada personagem tem sua peculiaridade e todos (literalmente) têm um ponto fraco. A maioria foi marcada pela Guerra de Ishbal, a batalha mais violenta e devastadora presenciada por eles. Mesmo aqueles que não participaram da guerra tiveram suas perdas, e muitos criaram sonhos, desejos, metas e ódio.

Animação e Trilha Sonora:

Já argumentei antes sobre esses fatores, mas irei comentar novamente. A animação ficou a cargo do estúdio Bones. O anime, como um todo, possui um cenário impecável e excepcional, mas, algumas vezes deixa a desejar, não falo do cenário e sim dos traços dos personagens em algumas situações. Já no fim do anime...
Spoiler:
Admito que falhas como essas foram poucas e só me lembrei dessa, mas, acho que em uma cena assim, não deveria ter dado uma mancada dessas. “Errar é humano”...
Já a trilha sonora não tenho nada contra. Adorei todas as múscias, OPs e EDs.
Ending 2 - Let it Out
*Depois coloco as outras músicas. *Preguiça mode=on*

No geral, só vejo pontos positivos em relação à Fullmetal Alchemist 2. Ele teve o balanço ideal para ter se tornando um grande anime. Está na minha lista dos meus animes preferidos Very Happy
Outro ponto. Deixo a minha sugestão de ver (ou priorizar) o FMA: Brotherhood, ele segue a linha do mangá e é (em comparação com o primeiro) completo. Lembrando que, FMA:B não é uma segunda temporada do primeiro, ele apenas foi refeito (teve uma segunda adaptação), seguindo a história original do mangá.
Ele teve algumas falhazinhas, mas nada que tirasse o seu esplendor. Quem gosta de ação, aventura e comédia (além de outros gêneros), esse é o anime ideal.

Fica aqui meu review de Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Não é o melhor, mas é uma visão minha e também para movimentar o tópico xD

Fiquem a vontade para falar a respeito e até discordar do que comentei aqui.

Ósculos! ;*



Última edição por NineKouzuki em Qui Nov 10, 2011 5:22 pm, editado 1 vez(es)
NineKouzuki
NineKouzuki
Jurado

Localização : Gueto Shinjuku

Ir para o topo Ir para baixo

Fullmetal Alchemist: Brotherhood Empty Re: Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Mensagem  dantesoul Qui Nov 10, 2011 5:20 pm

Belo review Nine. Esse modelo bastante próximo de um Review ideal, onde você incluiu uma sinopse que inclui os pontos fortes do anime ou mesmo alguns detalhes, um ponto muito importante para futuros visitantes que queiram ter uma idéia do que é o anime.

Faltaram, porém, alguns pontos importantes, no caso os pontos fracos, que existem sim, e contribuem para o anime não ser um pouco mais próximo de uma nota quase que incrível, isso pra mim claro. Por exemplo, algumas pitadas de comédia muito mal colocadas me fizeram achar o primeiro FMA muito superior nesse quesito. Outro ponto que faltou foram mais comparações com o primeiro, que supera o segundo em outros pontos, como o ar mais sério e maduro em maior parte dos epis, valorizando o clima e o tema do anime, e os traços dos personagens um pouco mais "caprichados". A animação logicamente é superior ao primeiro, mas isso era até uma obrigação, ainda mais em se tratando do mesmo estúdio.

Pra mim, FMAB é em termos gerais, o melhor Shounen que já fizeram. Acho inclusive ele mais próximo de seinen do que mesmo shounen devido principalmente à natureza mais complexa característica da obra. Infelizmente as situações muitas vezes forçadas como citei acima, fizeram o anime ter características de shounen puro, e dos mais idiotas por sinal.

Ops e Eds muito boas, não somente por serem marcantes, mas por mesclar música com animação em uma sincronia quase que perfeita, apesar de mostrar "spoilers" que na verdade nem existiram.

Algo me diz que ficou faltando alguma coisa...depois eu coloco se lembrar! Twisted Evil

Desculpe Nine pelo texto grande, mas ele não quer dizer que sua resenha foi ruim. Apenas coloquei os pontos que achei mais relevantes. Razz
dantesoul
dantesoul
Jurado

Localização : Juazeiro do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Fullmetal Alchemist: Brotherhood Empty Re: Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Mensagem  NineKouzuki Qui Nov 10, 2011 5:41 pm

dantesoul escreveu:Por exemplo, algumas pitadas de comédia muito mal colocadas me fizeram achar o primeiro FMA muito superior nesse quesito.
Verdade. Em alguma cenas era desnecessário uma gracinha.

dantesoul escreveu:Outro ponto que faltou foram mais comparações com o primeiro, que supera o segundo em outros pontos, como o ar mais sério e maduro em maior parte dos epis, valorizando o clima e o tema do anime, e os traços dos personagens um pouco mais "caprichados". A animação logicamente é superior ao primeiro, mas isso era até uma obrigação, ainda mais em se tratando do mesmo estúdio.
Só não fiz a comparação entre o antigo FMA e o novo, pq eu não me recordo de muita coisa. Na época, nem sabia o que era anime XDD

dantesoul escreveu:Ops e Eds muito boas, não somente por serem marcantes, mas por mesclar música com animação em uma sincronia quase que perfeita, apesar de mostrar "spoilers" que na verdade nem existiram.
Um ponto que não lembrei de mencionar, bem lembrado Dante!

dantesoul escreveu:Algo me diz que ficou faltando alguma coisa...depois eu coloco se lembrar! Twisted Evil
Estou com a mesma impressão lol

dantesoul escreveu:Desculpe Nine pelo texto grande, mas ele não quer dizer que sua resenha foi ruim. Apenas coloquei os pontos que achei mais relevantes. Razz
Que nada, querido Dante. Seu comentário foi ótimo, pois complementou muito mais o review e pontos que eu não lembrei de mencionar. Agradecida Very Happy
E não se preocupe, não irei matá-lo Twisted Evil
NineKouzuki
NineKouzuki
Jurado

Localização : Gueto Shinjuku

Ir para o topo Ir para baixo

Fullmetal Alchemist: Brotherhood Empty Re: Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Mensagem  manju Qui Nov 10, 2011 6:36 pm

LOL.
Parece que só eu gostei do primeiro FMA, enfim, talvez eu estivesse vendo o segundo FMA na época errada (e visto o primeiro na época certa). Não vi tanta diferença em termos de qualidade de animação em si entre os FMA, mas achei o primeiro muito (mas muito mesmo) melhor em termos (principalmente) de OP, já as ED são mais ou menos do mesmo nível.
manju
manju
Jurado


Ir para o topo Ir para baixo

Fullmetal Alchemist: Brotherhood Empty Re: Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Mensagem  dantesoul Qui Nov 10, 2011 7:14 pm

manju escreveu:LOL.
Parece que só eu gostei do primeiro FMA, enfim, talvez eu estivesse vendo o segundo FMA na época errada (e visto o primeiro na época certa). Não vi tanta diferença em termos de qualidade de animação em si entre os FMA, mas achei o primeiro muito (mas muito mesmo) melhor em termos (principalmente) de OP, já as ED são mais ou menos do mesmo nível.

Gosto muito do primeiro tbm Manju, por isso mostrei as diferenças e superioridades em relação ao segundo. As músicas das Ops do primeiro superam pq eu gosto de 3 das 4, enquanto no botherhood gosto da 2, 4 e 5, das 5 Ops, mas aí as cenas do segundo superam. A animação não é muito melhor mesmo, mas é superior, e mais constante, ainda mais pq tem mais epis. O primeiro porém tem mais detalhes, por isso digo que o traço é mais caprichado. Em EDs, o segundo supera o primeiro pra mim, pq tem uma que eu gosto, enquanto o primeiro nenhuma.
dantesoul
dantesoul
Jurado

Localização : Juazeiro do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Fullmetal Alchemist: Brotherhood Empty Re: Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Mensagem  viny666 Sex Nov 11, 2011 10:15 am

Me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que o primeiro FMA (2003) conta o ínicio da história (até o episodio 30 +ou-) e depois entra em fillers até o fim, e o FMAB (2009) retoma a história original do mangá daquele ponto em diante.
btw, FMA foi ótimo, mas FMAB foi destruidor, com certeza está no meu top 5 de animes. Minha memória é muito ruim, mas acho que não há ressalvas a se fazer quanto ao brilhante trabalho feito em FMAB. Very Happy
viny666
viny666

Localização : Patos de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fullmetal Alchemist: Brotherhood Empty Re: Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Mensagem  dantesoul Sex Nov 11, 2011 2:47 pm

viny666 escreveu:Me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que o primeiro FMA (2003) conta o ínicio da história (até o episodio 30 +ou-) e depois entra em fillers até o fim, e o FMAB (2009) retoma a história original do mangá daquele ponto em diante.
btw, FMA foi ótimo, mas FMAB foi destruidor, com certeza está no meu top 5 de animes. Minha memória é muito ruim, mas acho que não há ressalvas a se fazer quanto ao brilhante trabalho feito em FMAB. Very Happy


Claro que há ressalvas, e elas foram citadas mais de uma vez por mim. A comparação foi feita para mostrar que FMAB não é perfeito, e até comparado com o primeiro, que em tese é inferior, se mostrou falho algumas vezes sim. Sobre a história em si, não tenho muitas críticas a fazer, ainda mais por não ter lido o mangá, e devo dizer que a parte sombria até mesmo da lei foi bem apresentada no anime, além de questões humanistas e políticas.

O grande problema que vejo é elogiarem FMAB principalmente por ter seguido fielmente o mangá. E daí? Tá certo que a mangaká foi premiada e tal, mas o Filler não ficou muito atrás em nível de complexidade e conteúdo. O que quero dizer é que FMAB foi superior pra mim por ter uma melhor explicação para os homúnculos, personagens a mais que foram muito mais que simples estorvos, e claro o motivo que com certeza o tornou melhor que o primeiro para 90% dos otakus fanboys de FMAB, e para mim também: as lutas Twisted Evil Ponto final.
dantesoul
dantesoul
Jurado

Localização : Juazeiro do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Fullmetal Alchemist: Brotherhood Empty Re: Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos